Em que diferem as impressoras jato de tinta e transferência térmica?

Existem outros motivos, mas a velocidade e a variedade de tipos de etiquetas são os principais.

Velocidade

As impressoras térmicas são incrivelmente rápidas quando comparadas com as tradicionais impressoras a jato de tinta.

Uma impressora térmica pode imprimir mais de 250 mm por segundo, imprimindo de forma paralela;

A impressora jato de tinta normal, imprime a aproximadamente 92 mm por segundo, dado que a cabeça da impressora tem que se mover pelo papel.

Papel

Outra das grandes diferenças entre estas duas tecnologias, têm a ver com os tipos de etiquetas ou papéis que é possível imprimir. Para impressão por jato de tinta, é necessário usar papéis com um tratamento específico para "agarrar" e secar a tinta, enquanto que para imprimir por transferência térmica podemos utilizar materiais mais comuns e também de maior variedade.

Robustez

Se a impressora vai trabalhar num ambiente industrial, as impressoras térmicas e de transferência térmica, são mecanicamente mais robustas que a generalidade das de jato de tinta.

Qualidade de impressão

A resolução mais comum das impressoras de transferência térmica é de 200 e 300dpi, enquanto que numa impressora de jato de tinta, encontramos modelos com resolução de 1200dpi. Esta é uma vantagem a ter em conta para quem tem necessidade de imprimir rótulos com imagens de elevada qualidade.

Para imprimir etiquetas de código de barras, resoluções de 200 ou 300 dpi são suficientes para obter um resultado perfeitamente satisfatório.